quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Série "Cidades do São Francisco" (fonte: Wikipédia)

Pirapora

Aniversário1° de junho
Fundação1 de junho de 1912
Gentílicopiraporense
Prefeito(a)Warmillon Fonseca Braga (DEM)
(20092012)
Localização
Localização de Pirapora
17° 20' 42" S 44° 56' 31" O
Unidade federativa Minas Gerais
MesorregiãoNorte de Minas IBGE/2008
MicrorregiãoPirapora IBGE/2008
Municípios limítrofesBuritizeiro e Várzea da Palma
Distância até a capital340 quilômetros
Características geográficas
Área575,460 km²
População33.433 hab. est. IBGE/2008
Densidade89,73 hab./km²
Altitude472 metros
Climasemi-árido
Fuso horárioUTC-3
Indicadores
IDH0,758 médio PNUD/2000
PIBR$ 662.985 mil IBGE/2005
PIB per capitaR$ 12.563,00 IBGE/2005

Pirapora é um município do norte do estado brasileiro de Minas Gerais. Sua população estimada em 2008 era de 33.433 habitantes.


História

Seu nome tem origem indígena, os índios Cariris, que habitaram as margens do Rio São Francisco onde fica a cidade, e significa "Salto do Peixe". Isso se deve ao fato de, no período da piracema, período de reprodução dos peixes, eles saltarem para vencer as corredeiras do rio à procura de locais calmos para a desova.

O município teve, há algumas décadas, uma importante função como centro econômico e entroncamento de transporte intermodal da região norte e noroeste do estado. Com a perda do seu antigo aeroporto e de suas linhas aéreas regulares, da estação ferroviária e do trem diário para a capital do estado e da navegação pelo Rio São Francisco, com barcos para Juazeiro, no estado da Bahia e Petrolina, em Pernambuco, perdeu a maior parte dessa função, atualmente preenchida, principalmente, pela cidade de Montes Claros.

Incoerentemente com o processo desse declínio, houve um super crescimento industrial do município, com suas indústrias exportando para países em quase todos os continentes, atualmente. Seus principais produtos são: ligas de alumínio, ligas de ferro, tecidos e uvas. A pesca e o turismo também fazem parte da economia local. Pirapora é o segundo maior pólo de industrialização do Norte de Minas Gerais, sendo classificada, portanto, como uma cidade de porte médio em relação a sua estrutura e funcionabilidade dentro de sua microrregião, isto é, sua capacidade de produção e prestação de serviços.

O município está posicionado na interseção das coordenadas: latitude 17°21’55” ao sul da linha do Equador, e longitude 44°56’59” a oeste do Meridiano de “Greenwich”, inserido na microrregião Norte do Estado de Minas Gerais, na margem direita da zona do Alto Médio São Francisco, ocupando uma área territorial de 581 km² e se destacando como pólo microrregional.

Pirapora encontra-se inserida na área de jurisdição da ADENE - extinta SUDENE e tem como entidade de representação político-administrativa regional a AMMESF - Associação dos Municípios do Médio São Francisco. A microrregião de Pirapora é constituída por nove cidades: Buritizeiro, Várzea da Palma, Ibiaí, Jequitaí, São Romão, Lassance, Riachinho, Santa Fé de Minas e Lagoa dos Patos, tem sob sua área de influência, aproximadamente 23.113 km² e uma população superior a 150.000 habitantes.

Assim, o município tem uma economia sólida que o diferencia de outras cidades vizinhas, como pólo industrial, prestador de serviços e gerador emprego e renda.


Distâncias

Centros Nacionais

Polos Regionais


Festas Regionais

-Encontro Nacional de Motociclistas

Evento que ocorre geralmente entre os meses de maio/junho, e reúne motociclistas de todas as partes do país. Atualmente conta com a presença do motoclube "Kalangos do sertão".

-Micareta do Sol

Micareta que ocorre no mês de julho, reúne grande número de turistas que festejam por três dias. Conta com a presença de várias bandas, inclusive de renome Nacional.

-Expociap/Festa da uva

Evento que ocorre no mês de Setembro no qual empresários da associação comercial apresentam suas idéias para melhorar o comércio local. Conta com: desfiles de moda; comidas típicas e feiras de artesanato.


Vapor Benjamim Guimarães

O vapor foi construído em 1913, nos EUA, pela empresa James Rees & Co. Navegou no Rio Mississippi e, posteriormente, em rios da Bacia Amazônica. Na década de 20, a embarcação foi montada no porto de Pirapora.

Hoje, o Benjamim, único exemplar a vapor ainda em funcionamento no Brasil, faz rotineiramente passeios públicos de ida e volta, aos domingos, às 9 horas, do porto de Pirapora até o Rio das Velhas na Barra do (Guaicuí) distrito de (Várzea da Palma MG).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Depoimento de Manoel Bibiano, prefeito de Iguatama, MG

Charge na "Gazzeta do São Francisco"

Charge na "Gazzeta do São Francisco"
Despedida de Nêgo Dágua e a Carranca - Juazeiro, BA

Depoimento de Roberto Rocha, Lagoa da Prata, MG

Localidades Ribeirinhas

Vargem Bonita / MG

Ibotirama / BA

Hidrelétrica de Três Marias / MG

Morpará / BA

Pirapora / MG

Barra / BA

Ibiaí / MG

Xique-Xique / BA

Cachoeira do Manteiga / MG

Remanso / BA

Ponto Chique / MG

Santo Sé / BA

São Romão / MG

Sobradinho / BA

São Francisco / MG

Juazeiro / BA

Pedras de Maria da Cruz / MG

Petrolina / PE

Januária / MG

Cabrobó / PE

Itacarambi / MG

Hidrelétrica de Itaparica - PE / BA

Matias Cardoso / MG

Hidrelétrica de Paulo Afonso / BA

Manga / MG

Canindé de São Francisco / SE

Malhada / BA

Hidrelétrica de Xingó - AL / SE

Carinhanha / BA

Propriá / SE

Bom Jesus da Lapa / BA

Penedo / AL

Paratinga / BA

Piaçabuçu / AL

Depoimento de Dom Frei Luiz Cappio, Bispo de Barra, BA

Principais Afluentes

Rio Abaeté

Rio Pandeira

Rio Borrachudo

Rio Pará

Rio Carinhanha

Rio Paracatu

Rio Corrente

Rio Paramirim

Rio das Velhas

Rio Paraopeba

Rio Grande

Rio Pardo

Rio Indaiá

Rio São Pedro

Rio Jacaré

Rio Urucuia

Rio Pajeú

Rio Verde Grande

Entrevista à TV Sergipe, Aracaju

Postagens mais populares